Istambul, Constantinopla, Bizâncio. Uma cidade, muitas culturas. Uma cidade, dois continentes. Uma cidade, cinco religiões. Istambul, a antiga capital do temível Império Otomano, é uma fascinante e exótica metrópole possuidora de uma beleza incomparável e que combina como poucas a memória de um passado glorioso e a modernidade do novo milénio.
A Princesa do Bósforo, 20 milhões de pessoas, um trânsito caótico de fazer corar o nosso IC19, os cheiros intensos, as pontes, a Galata, o Bazaar, a Ana, o raki sempre com o copo de água sem gelo, a pizza familiar que afinal são duas pizzas médias, as liras e o câmbio, a Marta, o futebol, o regatear, as mosques, o condutor de bigode do eléctrico, a cisterna com a sua Medusa, o Rifat e as suas manobras taxistas de andar pelos passeios, os expressos solo, a efes, o corno de ouro, o Mustafah e a xixa, a Istiklal Caddesi, o meu bolo de aniversário, os telefonemas e as sms dos amigos, Taksim, os nazar boncuk contra o mau olhado, o 360, o elma çai, as ruínas e muralhas da cidade antiga, o milho assado e o som estridente dos cânticos do corão... Merhaba Istanbul...!
06/10/07
Istambul
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Recomenda-se vivamente para quem gosta de aventura num país que transmite uma agradável supresa. Para nós mulheres, no que pode observar não nos safamos. Quando se fala em ir visitar um país que que tem uma cultura diferente não imaginamos como esta se pode tornar tão parecida à nossa, o ocidente invade cada vez mais. Pensei ser um país mais perigoso do que o que realmente é, apesar do aspecto da generalidade das pessoas ser estranho, parecem estar muito na sua onda e nem se apercebem dos turistas. Uma cidade tão grande que quase esgotei a sola dos sapatos de tanto andar. A comida quase não tive coragem de experimentar, apesar de não ser muito esquisita para o final o cheiro das diferentes comidas era de agoniar, ou então o próprio cheiro de peixe cru, sim pq a pesca não é meramente disportiva, é mm uma forma de rendimento. experimentem, mas vão com tempo, com alguma preparação fisica, muitos "rolos" e cabeça vazia para absorver tudo.
Excelente viagem....uma cidade que nos oferece muito mais do que se imagina. Por isso há que ir preparado para tudo. Para o tudo que já foi dito e também para a grande disparidade entre ricos e pobres, para a sopa que se serve com um quarto de limão, para o gelo que vem dentro das bebidas e que era suposto não bebermos, para as castanhas queimadas e para a liberdade de tendências sexuais que são vividas livremente, sem tabus e sem olhares críticos, coisa que nunca esperaríamos num país muçulmano.
Os cheiros, a poluição, o barulho constante das buzinas e o pó acumulado em tudo o que está exposto, são facilmente ultrapassados quando se lá está e se pode disfrutar das surpresas que surgem a cada esquina.
Recomendo, e em companhia de pessoas especiais claro! Tesekkür ederim, sagol Pedro e Marta!
O Sultão e as Sultanetes, nas suas próprias palavras... E, aliás, palavras para quê?... Está tudo aqui exposto. Sem dúvida que deve ser a loucura!... Ou não fosse esse o nosso principal lema!
E por falar em loucura, há que dar os parabéns pelo contributo da nossa amiguinha da camisola amarela. Uma verdadeira raridade do mundo virtual!!! :-)
é verdade, fica aqui registado um beijinho de parabéns a essa personagem mitica... snaita cristina de camisola amarela!!!
parabéns doidinha, e bem vinda de volta á civilização...
...e que não nos esqueçamos que morava na Damaia e agora mora em Benfica!...
E é uma grande sportinguista!... :-)
Enviar um comentário